segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A evolução do Webdesign

Se você trabalha em uma grande agência em que as tarefas são divididas em ilhas este post não lhe serve. Entretanto se você precisa jogar nas onze seja por orçamento apertado ou por ser um freela, penso que vá gostar.
Houve um tempo que o sucesso do seu cliente na internet era garantido por um site bem elaborado e com botões funcionais.
Esse é um trecho do livro Google Marketing e se você é webdesigner de formação, publicitário, o cara da página, sobrinho, enfim: "se você desenvolve "sites" aconselho sua leitura. Hoje se não me engano é encontrado sob o título 8 Ps e o autor é o Conrado Adolpho.
Quando comecei a enxergar a web percebi a necessidade de compilar várias disciplinas, eu vinha da programação em Clipper e por isso não foi muito complicado dedicar-me a SGBD MySql, SQL e PHP. Aliás, foi na época que precedia minha transferência e eu precisaria dessas disciplinas para cumprir bem a minha nova missão.
Ainda nessa busca por agregar conhecimento deixei o PHP Nuke de lado e resolvi conhecer o Mambo que depois virou Joomla.
Quando comecei minha caminhada no webdesign deixando a programação de lado a estória se repetiu e para conseguir um "oceano azul" pois o mar para qualquer webdesigner estava bem vermelho era preciso algo mais. A disciplina fazia parte de outras e ainda faz (publicidade, comunicação social, jornalismo) e sempre foi delegada a segundo plano.
Com a graduação em 2008 veio a satisfação de ter cursado Webdesign e Programação, ou seja, um curso que tinha o webdesign enquanto protagonista e não simplesmente um coadjuvante. Pude aprender pela ótica de "Jakob Nielsen", "Tim Berners-Lee" e tantos outros que precederam ou fundaram as bases do que temos hoje. Não aprendi pela visão do publicitário ou jornalista mas pela visão de um webdesigner. Aliás, Webdesign significa Projeto para a Web, logo o webdesigner é um projetista e não desenhista. Deixe o desenho por conta do designer gráfico.
Estamos em 2016 e a menos que você faça parte de uma grande agência de publicidade, concito-o(a) a dominar três disciplinas, se é que podemos assim chamar, que podem ajudá-lo(a) a conseguir seu oceano azul.
O mercado está em constante evolução, ontem era preciso saber muito de uma coisa, hoje você deve saber um pouco de tudo. Ou será o contrário? Para conseguir uma vaga em qualquer agência você tem que saber de tudo, tem que dominar todas as disciplinas e ter experiência. Mas, como ter experiência se a vaga é para estagiário? Como um estagiário pode ter tanta experiência? Enfim, perguntas sem respostas.
Eu estudei muito o tema tenho alguns projetos importantes publicados para grandes empresas, autarquias e instituições e notei em projetos de redesign que a maioria de meus colegas (perceba que não utilizei o termo concorrentes) preocupam-se somente com o site do cliente. Belos sites que lembram um Outdoor no meio do Saara já que não são facilmente encontrados, tão vulneráveis com /administrator ou /wp-admin abertos para o mundo e sedentos por um defacement, que chega a ser inacreditável tamanha falta de preocupação com a segurança básica de um projeto.
Esses fatos me levaram a criar uma tríade que batizei: "Tríade do Sucesso na Web". Penso ser ela o ponto "G" do webdesign atual.

  1. desenvolvimento de websites responsivos e amigáveis - utilizando um CMS Open Source (Joomla, Wordpress, Drupal) garantindo independência e dinamismo ao seu cliente;
  2. campanhas eficientes de publicidade online - utilizando o Google Adwords para a criação das Campanhas do cliente, de acordo com suas metas, produtos e serviços oferecidos; e
  3. websites seguros e estáveis - aplicando técnicas avançadas de segurança para monitoramento e mitigando os principais ataques à aplicações web.
Essa tríade me levou a um novo oceano azul e dá tempo de você se aproveitar dele. No entanto é preciso mudança de paradigmas, colocar o usuário no centro do processo, documentar todo o projeto, criar campanhas rentáveis, websites eficazes e seguros e garantir o seu produto por pelo menos 30 dias. Será que você está preparado(a)?
Sair da zona de conforto é muito bom apesar de desafiador. Quem diria que após dedicar tantos anos ao webdesign focado no CMS Joomla eu sentiria a necessidade da certificação Google que está em andamento e em breve se Deus quiser estará concluída.





Nenhum comentário:

Postar um comentário