quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Um simples erro de estratégia pode causar grande prejuízo


Há algum tempo cometi um erro grave que abalou toda minha estratégia de publicidade online deixando-me de fora dos resultados da rede de pesquisa do Google. Como prometido, lhe contarei o "causo" para que você não cometa erro parecido.

Registrei os domínios joomlacursos.com.br e cursosdejoomla.com.br para unirem forças ao joomlacurso.com.br. Uma boa estratégia partindo da premissa que os nomes estavam disponíveis e ajudariam a impulsionar meus resultados que são baseados nas palavras-chave "curso de joomla" e "curso de joomla em brasilia".

A ideia foi boa mas a estratégia, totalmente equivocada e eu explico:

  1. Dupliquei o conteúdo que estava no joomlacurso para os outros dois domínios e isso não é legal pois prejudica os resultados. O melhor seria fazer links 301 redirecionando para o domínio principal.
  2. Com a migração dos cursos para o e-Cursos Brasil resolvi dar o tiro de misericórdia na minha estratégia: "cancelei a hospedagem do joomlacurso". Minha ideia era criar uma landing page redirecionando para o e-Cursos Brasil.
Tudo ia bem até que resolvi fazer uma pesquisa no google com as minhas palavras-chave principais e "PAH", eu havia sumido dos resultados. Nenhum dos meus domínios relacionados ao tema apareciam nos resultados. O gosto amargo na boca, aquela sensação de ser um "lindo outdoor no meio do Saara". Quem não sabe o que é isso desconhece encontrabilidade, não leu o livro Google Marketing ou nunca fez um lindo "site em flash".

Respirei fundo e tracei nova estratégia contratando outro provedor mais em conta e criando em tempo recorde um novo site com conteúdo diferenciado, dentro do mesmo escopo. O resultado? Pode ser comprovado nas imagens abaixo relativas a pesquisas que acabei de fazer.



Finalmente a ordem foi reestabelecida no Universo e os alunos voltaram a aparecer no e-Cursos Brasil. 

Apliquei as técnicas aprendidas no Adwords, com páginas de destino relevantes e segmentando o conteúdo do novo site. Resultado? As três primeiras posições para a busca orgânica do Google na rede de pesquisa, além das duas últimas na rede de display. Agora vou criar a campanha no Adwords para bombar também, na busca paga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário