quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Quem está sendo lesado? Eu ou você?

Há alguns anos comecei minha caminhada evangelizando o uso do CMS Joomla! Oriundo o PHPNuke, programador Clipper confesso, sempre fui fã mesmo das linhas de código. Mas, algo me seduziu no Mambo que virou Joomla e que hoje domina grande parte do meu dia na labuta junto ao Exército Brasileiro e à noite em meus projetos pessoais.
Em 2013 me aventurei a publicar um livro que comecei a escrever em 2011, após várias mensagens de apoio e incentivo.
O livro possui um website onde constam todas as regras para sua aquisição a saber:

  • Mídias disponíveis (impresso, pdf e e-book);
  • Valor cobrado por mídia;
  • Obrigatoriedade do nr do CPF para gravação e envio do arquivo;
  • Sumário do livro para ninguém comprar gato por lebre;
  • Locais de venda do livro (Amazon e website do livro);
  • ISBN do livro para ficar claro que ele não tem problemas de gênero, não é uma apostila que pensa ser um livro, ele é um livro.
Dito isso passo a explanar o motivo deste post e de minha indignação com uma pessoa que adquiriu o livro em .pdf e passados 13 dias abriu disputa no PagSeguro alegando ter sido lesado.
O livro foi adquirido no dia 16 de setembro sexta-feira. Lembro-me bem pois recebi mensagens de what's app cobrando o envio do arquivo, informei que enviaria mais tarde pois eu estava em reunião e fora de casa. Na mensagem o comprador reclamava da demora e de não ter informado que o envio não era automático. Ora bolas, se não está escrito que é automático o envio, o que o levou a achar que seria?
Mais tarde a pessoa me ligou cobrando novamente o envio e voltei a lembrar que havia enviado mensagem sobre o fato. A pessoa reclama que está parada por conta do livro e demonstra toda a sua insatisfação. Cheguei em casa e enviei o arquivo apesar do avançado da hora pois afinal, o livro era muito importante para a pessoa.
Agora, sou surpreendido pela disputa cujo diálogo faço questão de compartilhar aqui com todos que conhecem meu trabalho e sabem bem da minha honestidade e seriedade. Aliás, nada anormal.


Percebam que o comprador não cita quais dúvidas não foram sanadas.
Então fica meu desafio: Prove que suas dúvidas não foram sanadas postando as mesmas e suas devidas referências no sumário do livro. Simples assim.

Ratifico que não abro mão do valor, que será doado para a https://aacd.org.br/ e espero que o PagSeguro tome providências pois se virar moda o cara ficar com seu livro por mais de 10 dias para depois abrir disputa, penso ser melhor mudar para o Paypal e Mercado livre pois lá respeitam mais os empreendedores que vendem seus produtos e serviços.

E vocês? O que acham? Estou lesando ou sendo lesado?

Abraços do Cout.

4 comentários:

  1. Comédia esse seu cliente. É o tipo de analfabeto funcional. Ele deve ter muitos problemas com livros impressos também. Imagino as trocas.

    Se não me engano, pelo Cód. Defesa do Consumidor o cliente tem até 7 dias para se arrepender da compra e pedir o dinheiro de volta, desde que ele não tenha usado o produto. Procure saber sobre isso.

    A propósito eu tenho o livro e o conteúdo coberto é bem amplo. Conheço também o site e o sumário do site é idêntico ao sumário do livro. Não dá para comprar e se enganar.

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo cruzeirense, obrigado pela força. Abraços

    ResponderExcluir
  3. A alguns anos atrás, fiz a compra do seu material, fico indignado com esta situação, pois além da qualidade didática que vc impõe em seu material, vc entrega muito mais que o previsto. Sem dúvida nenhuma vc é honesto e ético, contribuindo com o aprendizado de muitos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Deodato. Continuaremos a compartilhar o conhecimento. Abraços

      Excluir